Introdução – Torcida do Flamengo, a maior para sempre

torcida-do-flamengo-intro3É mitológico. É lúdico. É acima do bem e do mal. Da Zona Sul ou da periferia. Da vitória ou da derrota. Do título ou do rebaixamento. O Flamengo tem, há décadas, talvez desde sempre, a maior torcida de futebol do Brasil. A primeira pesquisa sobre o assunto que se tem conhecimento é de 1983. Neste, e em todos os anos subseqüentes, o Mengão obteve a primeira colocação em quantidade de torcedores, com o Corinthians sempre em 2º e Vasco, São Paulo e Palmeiras se alternando na 3ª colocação. Em números absolutos, talvez, seja a maior do mundo. Segundo as pesquisas, 18% da população brasileira se declara flamenga. São 35 milhões de pessoas. Isso dá 3 Portugal, meia Itália ou meia França. Não é à toa que a Magnética é chamada de Nação Rubro-Negra.
Tem muito entendido que contesta esses números. Dizem que a maioria não sabe nem o nome do técnico, mas se diz Mengão. Ora, isso não é argumento, é difícil de provar (a despeito de parecer ser verdade) e em todo time há os torcedores e os torcedores mesmo. Além disto, geralmente, as pesquisas perguntam pra que time o cidadão torce e não se conhece a escalação, o presidente ou o massagista. Portanto, o argumento é fraco, como de resto é quem o utiliza.
Outra balela que se diz da nossa torcida é o fato de que ela cresceu muito nos anos 80, época gloriosa em que passávamos o rodo geral, ganhávamos tudo o que disputávamos e que era considerada doença o feito de não se torcer pro Mengão. Realmente, nossa torcida inflou nos anos 80, até pela cobertura nacional do Mengão que era dada pela Rede Globo, até alí, uma emissora ainda do estado do Rio de Janeiro. No entanto, já éramos a maior do Brasil. E nem é preciso lembrar que não ganhávamos nada até então, a não ser títulos cariocas. Brasileiro, nenhum. Rio/São Paulo, acho, somente um ou dois. Libertadores e Mundial, nem havíamos disputado. Ou seja, comprovado, pra gente crescer não precisa, necessariamente, conquistar títulos.
Convencido? Então, vejamos: a torcida do Flamengo é a maior em qualquer cluster sócio-econômico, raça, credo (apesar da pouca ou nenhuma informação a respeito), faixa etária, sexo… E, se realmente for verdade que uma torcida, para crescer, depende das conquistas do time, como explicar que somos os maiores em todas as faixas etárias, segundo uma pesquisa do Lance/IBOPE de 2006, com campanhas inferiores a times como o São Paulo nos últimos tempos, por exemplo? 23% dos meninos brasileiros de 10 a 15 anos, 22% de 16 a 24, e 21% de 25 a 34 são Rubro-Negros. Essas pessoas escolheram seu time numa época em que o Flamengo não ganhou nada, a não ser um ou outro carioca, uma Copa do Brasil e 2 ou 3 disputas da Libertadores, com desclassificações desonrosas. E, repare, as médias nessas faixas etárias são maiores ainda que a média geral, o que prova que nossa torcida cresce, sim, e como. Ou seja, títulos e vitórias são importantes e são a razão de existir do futebol e dos times. Mas não do Flamengo. O Vermelho e o Preto, o Manto Sagrado, a mística do nome, a tradição que não cabe em si contam muito mais pra gente.
Mas, do que adianta uma torcida gigantesca se ela não vai ao estádio? Estou me remetendo, claro, ao São Paulo, ao Vasco, ao Corinthians. Segundo levantamento da pesquisa Placar, o Flamengo é líder irrefutável em número de torcedores em estádio, desde o início do Campeonato Brasileiro, em 1971, com uma média de mais de 27 mil torcedores por jogo. O Corinthians é o 4º e o São Paulo, que muito formador de opinião, por motivos que não se sabe bem quais, insistem em afirmar que cresce à medida que crescem as conquistas do clube, ocupa um modesto 9º lugar, atrás até de Bahia e Atlético-MG, agremiações pequenas que adoram dar uma passada no inferno da segunda divisão. Quem é que tá na moda, então?
Outro mito: só há flamenguista no morro, na favela, na periferia. Em suma, o torcedor do Flamengo é pobre ou bandido. Como explicar, então, que somos a 1ª torcida no DF e RJ, os dois estados com maior renda per capita do país, ou a 4ª (disputando com 3 times de torcida grande) em São Paulo, maior economia e 3ª renda por pessoa do Brasil? Ah, dentre os torcedores que têm renda, o Flamengo lidera em todas a faixas sociais também, segundo pesquisa do IBOPE. Outra balela que vai por terra. É como eu digo: somos incrivelmente maiores que as demais, em todas as contagens, inclusive entre os pobres e entre os bandidos. Ah, somos a maior na Câmara de Deputados e no Senado também, dentre os congressistas, casas onde 98 deles são Rubro-Negros, mais que o dobro do segundo colocado.
Enfim, amigos, existem fatos que são motivo de discussão, implicância ou simplesmente provocação. Esse parece ser um deles, já que é improvável alguém acreditar mesmo que a torcida do Flamengo vá diminuir, ou que outra qualquer irá ultrapassá-la. Pra isso acontecer, muito pai vai ter que deixar seus filhos escolherem seus times por conta própria. E olha que, acho, nem assim a Magnética deixará de ser a maior do mundo!
No próximo capítulo falaremos sobre o que leva alguém a torcer por futebol.

Flamengo até morrer!

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • A MAIOR TORCIDA DO MUNDO FAZ A DIFERENÇA  On 26 março, 2010 at 9:04 pm

    O MEU MAIOR ORGULHO É SER FLAMENGUISTA!!!!!!!!!!!!

  • FILIPE  On 27 novembro, 2010 at 12:08 pm

    REALMENTE IGUAL A TORCIDA DO FLAMENGO NÃO EXISTE!

    OBS: SOU ATLETICANO.

  • Leonardo  On 20 dezembro, 2011 at 3:47 pm

    FLAMENGO , A MAIOR TORCIDA DO MUNDO!

  • wesley  On 16 janeiro, 2012 at 9:20 pm

    a maior torcida do mundo, diz que flamengo tem 33 minlhões de torcedores, mais´na verdade é mais pq eles contão so quem vai ao estadio,então se contar todos ele tem 40 e alguma coisa!! nois somos a maior do planeta!!

  • vitoraflael  On 16 janeiro, 2012 at 10:52 pm

    Menos, Wesley menos. Mas tá valendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: