O que leva alguém a torcer para um time de futebol

torcida-digitalA seguir, a 3ª parte do nosso especial sobre torcida de futebol:

Os times de futebol são, em primeira análise, os principais agentes do esporte. Em outras palavras, futebol é um esporte coletivo, o que justifica a frase anterior. Portanto, a despeito de conhecermos alguns renegados que gostam do ludopécio, até o praticam, mas não torcem pra time nenhum, é muito mais comum que as pessoas torçam para algum time em detrimento do espetáculo em si. Assim, é quase certo que todo mundo que gosta (de futebol) torce (pra algum time).

Mas não é só isso que explica o motivo pelo qual alguém escolhe um time para torcer. Eu mesmo conheço (e faço parte desta lista) muita gente que gosta de futebol, mas que gosta de seu time em primeiro lugar. Falando em time, este é formado de jogadores. E jogadores de futebol, em qualquer lugar em que o esporte é apreciado, são ídolos. E um time recheado de ídolos, ou com um adorado por sua torcida, tem uma propensão a ser alvo da escolha dos torcedores. O Flamengo do início dos anos 80 é um bom exemplo disto. O time tinha os dois melhores laterais que o Brasil já viu – Leandro e Júnior – tinha Zico, Adílio e Andrade na meia, Raul Plassmann no gol, uma zaga sensacional formada, em anos diferentes, por Marinho, Mozer, Figueiredo, Rondinelli… Outro exemplo, na mesma época, pode ser o Atlético-MG, que tinha seu maior ídolo em todos os tempos, Reinaldo, e os bons Éder Aleixo, Nelinho e Luisinho. Bom, mas nem assim o Galo levou alguma coisa na época…

A exposição à mídia, dizem, também ajuda no aumento do número de torcedores. É bem verdade que a mídia espontânea penetra na casa das pessoas sem que elas permitam e, quanto mais aparecem, mais gente acompanha. E há uma tendência a se torcer para quem está em evidência. O Grêmio e o Cruzeiro, fora de seus estados, é claro, podem ser exemplos disto.

Títulos conquistados, partidas memoráveis e torneios importantes disputados também ajudam a angariar torcida. Afinal, é do ser humano torcer para quem está ganhando. Esta razão traz em si – ou são trazidas por ela, não se sabe bem – algumas das demais. Simples assim: os títulos trazem dinheiro (e torcida) e o dinheiro traz craques que se tornam ídolos (e mais torcida). Com craques, os times tendem a fazer jogos incríveis, conquistarem títulos e se classificarem para torneios mais importantes (e ganham mais torcida). Com isto a exposição na mídia aumenta (e também a torcida). E assim segue e o ciclo se repete. O São Paulo FC tem uma torcida crescente por este motivo.

No mundo moderno, não se pode esquecer que os aspectos gerenciais também contribuem para o sucesso dos clubes de futebol junto ao público. Ações de marketing também ajudam a fidelizar o torcedor, a fixar a “marca” do time, a fazê-la presente nos meios de comunicação e nos eventos relativos ao esporte. O Internacional de Porto Alegre explora bem este tipo de ação, responsável pelo fato de que este é o clube que mais tem associados no Brasil, cerca de 100 mil sócios-torcedores.

O feito de determinada cidade ter um bom time de futebol também é razão para que seus habitantes ou os que ali nascem o escolham para ser seu time de coração. Um bom exemplo recente disto é o Goiás, time pequeno que se firmou entre os grandes da 1ª divisão nacional e trouxe, com isto, um bom número de torcedores da região. Os times das capitais do Nordeste também passam por situação semelhante, em que pese muitos de seus fãs terem um outro time para torcer no eixo Rio-São Paulo.

Quando um time de futebol se sobressai perante os demais, há uma tendência a aumentar a torcida de seus rivais. A exposição de que o time é vítima também traz um revés. O Flamengo, por exemplo, além de ter a maior torcida do mundo, também é um dos times de maior rejeição perante os torcedores dos demais times. Isto não explica, por si só, mas ajuda a entender a formação da torcida do Vasco da Gama. Os sucessivos êxitos do Flamengo sobre o time de São Januário engrossou a torcida vascaína, e a lançou muito além do circuito de padarias e das comunidades lusitanas do Brasil.

A influência dos pais é um dos fatores preponderantes na escolha de um time de futebol. Afinal, no Brasil, é uma questão de educação. Que pai ficaria feliz em ver o filho com a camisa do time adversário? E, normalmente, os filhos tendem a obedecer aos pais, inclusive nestas questões.

No entanto, no meu entender, não há nada que traga mais torcedores para um clube ou um time de futebol que o carisma. Esta palavra pode ser confundida com tradição, com as cores da camisa, com a história de sucessos e fracassos, com moda, com o movimento das arquibancadas. Não há como explicar objetivamente esta relação. É alguma coisa entre o lúdico e o incrível. O crescimento da torcida independe dos resultados do time. Passa ao largo das crises internas, de campanhas ruins, de jogadores medíocres, ou de precariedade das instalações. Em outras palavras, trata-se de uma questão paradoxal: se chegamos à conclusão que alguém escolhe um time para torcer pelas razões acima, ou por uma combinação delas, como pode alguém torcer para um time exatamente pelos motivos contrários a isto tudo? É como disse, não há explicação, principalmente para relações baseadas em paixão. E o futebol é uma delas. O melhor exemplo do motivo que leva alguém a torcer para um time de futebol listado neste parágrafo? Nem preciso dizer. Basta perguntar pra qualquer um qual é o Mais Querido…

Flamengo até morrer!

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Marquinhoo!  On 30 outubro, 2009 at 11:38 pm

    Flamengo até morreeeeer, eu torço pro flamengo desde de criança,!
    e sabe porque? não sei, e um time que eu vi e gostei e até hoje eu amooooooooooo esse timeeeeeee,!
    N sei explicar esse AMOR!

    FLAMENGOOOO (L)

  • vitoraflael  On 31 outubro, 2009 at 12:04 am

    É isso aí, Marquinho! Não há explicação para o que é ser Flamengo! Você pode não saber porque é Flamengo, mas sabe porque continua sendo. Flamengo até morrer! Continue acessando o site!

  • Filipe  On 3 setembro, 2010 at 11:54 am

    o flamengo não tem a maior torcida do Brasil e sim a maior GANGUE!!!

  • vitoraflael  On 24 setembro, 2010 at 2:34 am

    E quem fala uma besteira desta nao e so maluco, tem e burro tambem.

  • Carlos Avon  On 30 abril, 2011 at 10:37 am

    Não é nada disso. O que leva alguem a torcer por times de futebol é a necessidade de se sentir parte de um grupo. Como os laços de cidadania no país são muito fracos resta esta pobreza de se deixar idiotizar e torcer por ídolos fabricados pela imprensa. Quanto a esses ídolos vocês precisam aprender a diferenciar a obra do autor: seus ultimos ídolos fazem realmente grandes obras dentro de campo, porem fora deles têm pessimo caráter, educação, comportamento ético abaixo de deplorável. ACORDEM – vocês são apenas massa de manobra para dirigentes corruptos que os manipulam e usam em funções de seus próprios e mesquinhos interesses.

  • vitoraflael  On 30 abril, 2011 at 11:41 am

    Carlos, obrigado pelo comentário. É um ponto de vista, do qual eu, obviamente, discordo, em todos os itens. Não me considero massa de manobra de nada, senão, e aí sim, de um governo delirante, desonesto e nem um pouco representativo dos meus interesses. Meus ídolos estão todos mortos, e não existiam, nem eu e nem a figura do herói fabricado pela mídia, quando eles eram vivos ou foram criados. Gostar de um time de futebol não significa idolatrar o jogador, acredite. E por fim, sou parte de muitos outros grupos, como minha família, que é gigante, meus amigos, que são numerosos, redes sociais, colegas de trabalho, turma da faculdade, da pós, fóruns de discussão na internet, etc. Portanto, não tenho necessidade de participar de mais nenhum grupo.

  • paulo  On 26 maio, 2011 at 10:50 am

    A família influencia um torcedor verdadeiro, é herança. Também tem a componente já comentada de que todos procuram fazer parte de um grupo. Os mais intelectualizados sempre tendem a fazer parte de grupos menores (menores torcidas) enquanto que a grande massa (população sem acesso a cultura) tende a buscar os maiores grupos e os grupos que têm uma linguagem que conseguem entender (na música isso é bem claro); no futebol, Flamengo e Corinthians são bons exemplos. Apesar de uma parcela pequena de torcedores destes times terem boa cultura, inegavelmente, suas torcidas são baseadas no princípio acima discutido. Fluminense, Botafogo, São Paulo, por exemplo, tendem aos mais cultos.

  • bruno  On 1 junho, 2011 at 12:21 am

    quem torce pro são paulo

  • SANDRO  On 12 fevereiro, 2012 at 11:33 pm

    CLUBES GRANDES DE VERDADE DO FUTEBOL DO BRASIL

    FLAMENGO,ATLETICO MINEIRO ,GREMIO,CORINTHIANS PAULISTA,BAHIA,
    SANTA CRUZ

    CLUBES MENOS POPULARES SAO ;PALMEIRAS,GOIAS,CRUZEIRO,INTERNACIONAL,FIGUEIRENSE,BOTAFOGO,
    SAO PAULO,SPORT,VITORIA,CEARA, FORTALEA,SANTOS,NAUTICO,VASCO,AVAI,CORITIBA,ATLETICO PARANAENSE,FLUMINENSE SAO CLUBES QUE TEM TITULOS MAS NAO TEM
    TORCIDA PARA ENCHER ESTADIO E DAR AUDIENCIA NO RADIO E NA TV.
    SAO CLUBES QUE PRECISA JOGAR COM UM DOS 6 PARA DAR AUDIENCIA.

  • A verdade  On 9 fevereiro, 2016 at 12:42 pm

    Resumindo: torcer é coisa de idiota.

  • vitoraflael  On 9 fevereiro, 2016 at 5:43 pm

    War Soldier Guy (!!!!), é uma opinião. Abjeta, mas, ainda assim, uma opinião. Obrigado por acessar o site.

  • Carlao  On 28 dezembro, 2016 at 10:50 am

    acho que o que leva uma torcida a crescer é o bom desempenho do time, muitos torcedores principalmente criancas tem medo de ser “zooado” pelos outros e torcem pro time que esta ganhando por medo das brincadeiras dos outros, isso acontece muito em sao paulo o time que estao ganhando aumentam muito sua torcida em “vira-casaca”, que so torcem para quem esta vencendo aqui tem muito issso é uma droga mesmo bem eu torco para o sao paulo nao sei porque meu pai é saopaulino mas isso por estranho que pareca nunca me influenciou muito na escolha do time minha mae é corinthiana eu sempre achei o simbolo do sao paulo o mais bonito do mundo alem disso os varios titulos muitos internacionais ” nao reconhecidos oficialmente” contra grandes times europeus como real madri, barcelona e tantos outros incluindo aqueles varios brasileirao seguindos deu ao clube o apelido de soberano adoro jogar na cara das torcidas rivais ate mesmo do flamengo isso mesmo desculpe torcida do flamengo aqui é tricolor…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: